Transporte Publico

Contagem de Chapas e Autocarros

O transporte público de passageiro privado surge na segunda metade da década de 1980 como resposta à incapacidade e decadência do sistema de transporte público da empresa municipal de transporte (TPM). 

A necessidade de atender a crescente procura pelo transporte nas cidades de Maputo e Matola e respectivos arredores, e a falta de regulamentação nos primeiros anos, criou uma oportunidade para o negócio de transporte público atrair muitos. Primeiro foram viaturas de caixa aberta cobertas de Lona com bancos improvisados, e imediatamente a seguir  vários modelos de minibus e autocarros de 72 lugares de várias marcas e maioritariamente em mau estado de conservação.

Terminal do Zimpeto (Photo by Iur Mateus)

O surgimento das associações de transportadores visava lançar bases para regular e organizar o funcionamento dos transportes públicos de passageiros privados, definir rotas e alocar as viaturas em função das demandas e em cada rota/zona. 

As viaturas pertencem aos respectivos donos que nem sempre os operam pessoalmente. Estima-se  que em 2000 a cidade de Maputo chegou a ter perto de 2000 viaturas de chapa (Machanguana, 2020). Este dado foi sugerido com base no número de veículos registrados e licenciados para a atividade. Sabe-se, porém que, dada a fraca capacidade de renovação da frota e manutenção dos veículos, a ausência de controle do governo sobre a real frota operacional, muitas viaturas estão paradas. Refira-se que esta constatação foi também feita por Filipe e Matine (2017) denunciando que muitos dos operadores que recebiam o subsídio de combustível tinham os seus veículos inoperacionais e a bastante tempo parqueados, mas com as licenças válidas. Afinal, quantos veículos de chapa existem? Quantos estão a operar? Onde (rotas)? Estas são as questões que esta campanha de contagem visa responder. Esta resposta permitirá ao governo e outras entidades interessadas tomarem as medidas mais acertadas para a melhoria do sistema de transporte público em Maputo. E, igualmente, se constitui numa excelente base de dados para fomentar a investigação na área de mobilidade e transportes.

Os últimos dados de contagem indicam que só nas rotas das Cidades de Maputo e Matola contam-se cerca de 2.554 viaturas (OMT, 2021). Mas este dado precisa ser actualizado e aprimorado, considerando as constantes mudanças econômicas, nomeadamente as dificuldades de financiamento dos operadores privados e a alta degradação dos veículos e fraca renovação das frotas.

O vídeo abaixo e uma apresentação do projecto na semana da mobilidade em Dakar